- Departamento C;
- Departamento Di5;
- Departamento Judicial;
- e o Departamento L;
Segundo o índice de contagem, existem ao máximo, 10.000 efectivos na SPV, o que é um absurdo, já que cada departamento geral conta com dois mil homens. Os restantes mil são os da liçações com SNI – encarregados das deportações.
O Departamento Di5 é o responsável pela economia e cofres do Estado.
Quanto ao Judicial (a verdadeira polícia), este está dividido em três sub-departamentos: vigilância fronteiriça e relações com o Palácio das Reuniões; Direitos Civis Atlantes, que determina as melhores leis para serem cumpridas caso haja ao que o Capitão Goldtheeth costuma dizer nos seus discursos na televisão como “objecções” e também se encarrega da propaganda ao reino da Serpente de Fogo; e o obscuro Departamento de Segurança, “comandado” pelo “Gineralo B” (ele está no Limbo dos Espelhos neste momento a cumprir pena, mesmo assim, consegue fazer o seu trabalho através dos seus suburdinados como “pombos-correio”), onde os assuntos mais negros e ancestrais da Magia Negra são tratados.
Esse nome do General B é apenas um nome de código, porque ele é só um primeiro tenente. Mas faz o trabalho tão bem como se fosse um general! Por fim, mas não menos importante, o departamento L é o que tem como menbros os carrascos implacáveis que matam, perseguem e torturam os Cyborgs. Também são eles os carcereiros do Limbo dos Espelhos. Considerando o facto que a Atlãntida tem como população treze milhões de habitantes, a SPV poderá parecer a sombra da mão negra que governa com tirania e hipocrisia a Atlântida, mas as pessoas pensam que ela é enorme, porqe a polícia pode contar com um incontável exército de espiões, colaboradores e informadores por todo o país. Assim sendo, ninguém pode estar seguro em lado nenhum. No entanto, o meu primo Coutinho puxou uns cordelinhos para que a SPV fosse mais branda. Como assim?
Bom, eles nunca ferem os Bruxos nem os Demónios. Que reconfortante, não achas?
Ele no fundo detesta a SPV, porque eles andam sempre a bajular a Serpente de Fogo, e isso lembra-lhe os tempos das SS e da Alemanha Nazi, e só de falarmos nisso ao primo, ele fica mais pálido do que um fantasma!O mais estranho é que, à excepção do Goldtheeth, o General B não responde a nenhuma ordem vinda dos Fuinhas, nem dos Oficiais Principais, e nas suas cartas que ele envia à Serpente de Fogo, que são vistas pelo Primo Coutinho, são seguidas por um seguinte padrão: “Como queirais, Vossa Majestade!”; “Assim o farei, se a Princesa o desejar”; “Irei tratar pessoalmente do assunto, Vossa Majestade”; “Sim, senhora minha”; “Sim senhora!”
O resto dos outros, têm um medo de pelar do general (já para não falar de Goldtheeth, mas a maior parte até o chama de “Mano Eddy”), e ele nunca é visto em público, ou a passear na sua limusina, não! Alguns oficiais normais dizem que ele passa a vida a trabalhar no Anel da Serpente.
Mas isso é impossível! Também não os invejo, aos homens da SPV, é claro.
As bruxas não são admitidas, e só os bruxos mais implacáveis e competentes de toda a Atlântida são escolhidos para «...servir e defender com a maior honra e bravura a Rainha de Fogo...».