sábado, 6 de junho de 2009

Deuses para todos os Gostos!!! (ésclarecimento de dúvidas)


Para melhor compreender os deuses aztecas, quis fazer um post - para verem que eu não sou assim tão parva a ponto de não vos explicar porque é que esta personagem está aqui na minha história da jessica.



Sei que é um bocado chato, mas vou qotar de uns livros que tenho cá em casa... sou uma afixionada por civilizações antigas, e, por outro lado, se não vos explicasse esta coisa de mitologia, depois não compreenderiam de todo o que certas personagens - nomeadamente, os Deuses - fazem no universo do arquipélago da Bellanária. E, afinal, não será o culto à morte e a arte que nos tornaram humanos?...


Portanto, cá vamos nós:




Há muito tempo vários povos habitavam a América Central. Os Astecas e os Maias, em particular, formaram aí brilhantes civilizações. A sua escrita, o seu calendário e o seu conhecimento estavam intimamente ligados à sua religião politeísta (que tem várias divindades). Estes dois povos, muito parecidos, partilhavam algumas crenças.


Deuses Exigentes:


Os Astecas, como os Maias, acreditavam que os deuses tinham criado e destruído o mundo várias vezes. Tinham por isso, uma grande preocupação: fazer tudo para os persuadir a não destruir o local onde viviam. Apenas uma coisa, segundo eles, podia apaziguar os deuses: a oferta de sangue humano. Era por isso que os Maias e os Astecas sacrificavam vários homens, mulheres e crianças ao longo das suas cerimónias religiosas.



Relação com a história:


Desde a primeira vez que tive a ideia de escrever uma história (foi para aí há mais de cinco anos) que me tinha inspirado nos deuses astecas para representar os "professores" e "membros do honrado Palácio das Reuniões". Para criar certos deuses, mais pacificos e benevolentes para os heróis das minhas histórias, inspirei-me igualmente nos deuses da mitologia hindu, mas isso fica para outro post. Agora quero falar-vos dos deuses que mais contactam com os personagens da história de Jessica:

Primeiro, Quetzalcoatl (a Serpente Emplumada) - ou, na minha história, mudei o nome para Jetwas, que é caracterizado na Bellanária como "O Pai de todos os Dragões" e um deus benéfico, pensando na sua ligação com o deus Ehecatl , deus do vento e do sopro vital.


A seguir, vem Tezcatlipoca - o seu terrível irmão, cujo nome significa «espelho fumegante», porque o seu espelho lhe permite ver e conhecer tudo.


Tlaloc, deus da chuva (na história bellante, adoptei o nome para Plasna, vindo da palavra latina, "Plasma", liquido claro onde se encontram os glóbulos do sangue - irónico como consegui transformar um deus mesoamericano com um nome que tem a ver com o sangue humano!)


E Chalchiuhtlicue, a sua mulher, deusa dos rios e dos pântanos - numa das histórias contadas pelo Assassino do Amor, ela aparece como Arundahti, segundo a minha descrição e imaginação "um protótipo" da típica mulher bellante, rica e excêntrica.



E que panteão não seria este sem Shiva e Parvati - o casal criador do Yoga na ìndia, Shiva é o destruidor, Parvati é, muitas vezes considerada no hinduísmo como a representação da força feminina criativa - ou melhor, Tsesustan e Swertyhina?


Se precisarem de mais dúvidas, é só dizer. É claro que há mais deuses instalados nos Assentos Dourados do Parlamento de Classes do Palácio das Reuniões, mas é que acabei de dizer o que mais estão referidos nas minhas histórias... Por agora! E por favor, não me critiquem se mudei o nome dos deuses. Algumas pessoas são tão incultas que podem, se calhar, não saber como se pronunciam os nomes. LoL Just Kidding!

3 comentários:

Jotacarlos. disse...

Os deuses sempre fizeram parte de nossas vidas. Um post pra guardar e ler sempre. Valeu.
Lá no reflexo azul tem votação.Me cadastrei hoje.

Um grande abraço
e sucesso sempre.

Arthurius Maximus disse...

A história religiosa dos povos antigos é a maior prova de que as religiões para nada servem. Deuses que eram venerados e tidos como verdade absoluta, apenas se revelaram mais uma invenção criativa de alguns para dominar outros ao longo da existência humana.

Excelente artigo.

Mágica Leitura disse...

Fiquei muito empolgada em conhecer o blog, certamente quero acompanhar.

Também gosto de tudo envolvido com Atlântida, também um pouco o Triângulo das Bermudas, acho tão fascinante.

Abs.